sábado, 17 de março de 2012

Cervejarias lucram com o dia de São Patrício

O aumento do poder aquisitivo das famílias brasileiras ajuda a irrigar o faturamento das cervejarias artesanais de Minas. Em 2011, o setor cresceu 15% frente a 2010. Para este ano, a projeção é de aumento em torno de 20%. O bom desempenho do mercado, bem acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano passado, que se limitou a 2,7%, levou algumas empresas a colocar em prática os projetos de ampliação de suas fábricas. Para brindar a euforia, neste sábado, quando boa parte dos cervejeiros comemora o Saint Patrick's Day (Dia de São Patrício), muitas fabricantes do estado terão programação especial. A data, em homenagem ao padroeiro da Irlanda, se tornou sinônimo de rodadas da bebida em vários países.

Em Belo Horizonte, conhecida como a capital dos botecos, o Dia de São Patrício começa a ganhar espaço, estimulando iniciativas diferenciadas das fabricantes de cervejas. O empresário Marco Falcone, diretor do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral de Minas Gerais (Sindbebidas) e dono da Falke Bier, fundada em 2004, está entre os fabricantes que têm comemorado os números positivos. Sua empresa cresceu 15% no ano passado e deve atingir cerca de 30% de aumento em 2012, bem acima dos 20% estimados pelo Sindbebidas para o crescimento dos negócios neste ano.

A expansão da fábrica da Falke, que demanda investimentos em torno de R$ 1 milhão, é a justificativa para o incremento das vendas acima da média. "Aguardamos a prefeitura aprovar alguns projetos. A conclusão deve ocorrer em setembro", acredita Falcone, que se antecipou ao Dia de São Patrício e há uma semana negocia chopes verdes, cor das vestimentas do santo, em alguns bares e restaurantes da capital. Neste sábado não será diferente. "As cervejarias em Minas estão partindo para ampliação, o que reflete na expansão do setor."

A Backer, maior marca de Minas e primeira cervejaria artesanal do estado, também se prepara para dar passos rumo à expansão das vendas. "Em 2011, crescemos 18%. Até agosto vamos inaugurar a ampliação da fábrica, no Bairro Olhos D'Água. Será um parque cervejeiro, com 4,5 mil metros quadrados (o espaço atual é de 1,2 mil metros quadratos). Haverá pub, restaurante%u2026", adianta a diretora de Marketing da Backer, Ana Paula Lebbos. Segundo ela, a fabricante irá festejar a data do santo cervejeiro com produção de dois mil litros de chope nos quiosques próprios e em estabelecimentos parceiros, onde haverá DJs e música irlandesa.

No limite

A Krug Bier, que produz a cerveja Áustria Bier, cresceu 25% em 2011 e projeta aumento de até 20% neste ano. A empresa procura um terreno, na Grande Belo Horizonte, para montar uma unidade. "O mercado está em alta e nossa fábrica está chegando ao limite da capacidade. O investimento ainda está sendo estudado, pois depende de alguns fatores, como o tamanho e a localização do terreno", conta o austríaco Herwig Gangl, proprietário da Krug. Há poucas semanas, ele lançou um novo rótulo para o porfólio de suas cervejas: a Áustria Export. "É uma bebida mais encorporada, mais moderna", explica o cervejeiro. No ano passado, a marca lançou a Áustria Golden, cerveja premium com puro malte, com graduação alcoólica de 4,7%. O Dia de São Patrício não está entre os focos da Krug, mas as suas choperias também terão programação especial para os festejos deste sábado.

Na Devassa, cervejaria carioca com duas unidades na capital, o empresário Daniel Balesteros comemora os bons resultados de 2011 e revela que pretende inaugurar a terceira casa de BH, em agosto de 2013, na Pampulha. "Crescemos cerca de 20% no ano passado e devemos manter o percentual este ano", calcula o empresário, acrescentando que a unidade da Savassi, na Avenida Getúlio Vargas, vai contar com estratégia especial para o Dia de São Patrício. "Vamos funcionar como um pub irlandês, com menos mesas e mais atendimento no balcão. Haverá rock, mesa de sinuca, promotores de vendas fantasiados. Esperamos um público 40% maior, na comparação com sábados normais", afirma.

A gigante Heineken aproveitou a data para patrocinar festas em várias capitais do país. Em Belo Horizonte, a empresa ajuda a promover eventos no Celtic Irish Pub, no Circus Rock Bar, no Dirceu Botiquim, no Granças a Deus, no Jack Rock Bar, no Mundaka, no Pub Major Lock e no Velvet Club. A empresa não divulga expectativas de alta nas vendas por causa da comemoração do Dia de São Patrício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário