segunda-feira, 21 de maio de 2012

Menor é apreendido pela Força Tática suspeito de assassinar homem na zona rural de Santa Quitéria, MA





Policiais da Força Tática de Chapadinha, MA apreenderam o adolescente  de iniciais J.S.C, que utilizando-se de um revolver, assassinou Antonio Felix Braz da Silva Filho, conhecido como  “Tonhinho”. Segundo delegado Jairon Timbó, o motivo do crime seria vingança, o infrator e a vítima teriam  uma rixa  antiga motivada por brigas de gangs.



O crime ocorreu durante um festejo religioso, o autor aproveitou um momento de  descuido da vítima que foi até um fundo de uma barraca para fazer necessidades fisiológicas quando foi surpreendido por um tiro de calibre 38.

O adolescente foi  apreendido em flagrante delito e encontra-se a disposição da juíza de Santa Quitéria na delegacia de São Bernardo, MA. 

Fotos e fonte: CN1

sábado, 19 de maio de 2012

Mulher arranca pedaço da orelha de homem durante briga no São Vicente de Paulo



Vítima Berenildo Ramos da Costa
 Uma discussão causada por suposto furto de uma bicicleta por volta das 23h40 de ontem (18), na rua Frei João Pedro no bairro São Vicente de Paulo em Parnaíba, deixou três pessoas lesionadas. O funcionário da firma o Toureiro, Berenildo Ramos da Costa, 37 anos, residente a rua Frei João Pedro nº 780, discutiu com o elemento Francisco Paulo Araujo Ananias, 21 anos, acusando-o do furto de uma bicicleta.
O pai de Berenildo, o Sr. José Costa, 65 anos, tentou acalmar os ânimos do filho e acabou sendo agredido com um soco no olho direito por Francisco. Berenildo ao vê o pai sendo agredido, pegou um pedaço de pau e atingiu Francisco na cabeça.
A mãe de Francisco, a Sra. Maria Rosineide de Araújo, 40 anos, entrou na confusão e agrediu Berenildo com uma mordida que arrancou um pedaço da orelha esquerda do mesmo.
As vítimas deram entrada no HEDA. Os agressores Maria Rosineide e seu filho Francisco Paulo, pivô da confusão, foram conduzidos para Central de Flagrantes por uma guarnição da Polícia Militar comandada pelo Tenente Chagas.
Vítima Berenildo Ramos no HEDA
Vítima José Costa ( Pai de Berenildo )
Acusado Francisco Paulo Araujo Ananias

Estiagem: Onze Municípios Decretam Emergência no MA



Com o objetivo de discutir meios de solucionar o grave problema da estiagem no interior do estado, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, AGERP, CAEMA, Defesa Civil, SEBRAE e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Agricultura Familiar e Inclusão Sócio-Produtiva, realiza, segunda-feira (21), uma ampla reunião para discutir o assunto.
O evento acontece a partir das 15h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), e é destinado a prefeitos, secretários municipais de agricultura e técnicos municipais da área.
Segundo o presidente da FAMEM, prefeito Junior Marreca, o problema da estiagem e possíveis soluções devem ser debatidos em regime de urgência, sob pena de produtores rurais de vários municípios perderem a produção agrícola de praticamente um ano inteiro.
“Sempre que o agricultor planta, seja ele pequeno, médio ou grande, conta-se com as chuvas para que a plantação produza o que deve. Mas este ano as chuvas vieram em nível abaixo do esperado e, munidos de informações de especialistas da área, nós da FAMEM daremos aos municípios o suporte necessários para enfrentar esse flagelo”, explicou Marreca.
Até o momento, onze municípios maranhenses já decretaram estado de emergência devido à escassez de chuvas no interior do estado. São eles: Afonso Cunha, Amarante do Maranhão, Bacuri, Governador Archer, Guimarães, Humberto de Campo, Magalhães de Almeida, Mirinzal, Paraibano, Paulino Neves e Santa Helena.
“E a tendência é esse número aumentar se a estiagem continuar. Por isso, para ajudar quem já enfrenta o problema e que está na iminência de ser atingido por ele, precisamos correr contra o tempo para amenizar a situação”, completou o presidente.
Do Blog do Gilberto Léda 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Câmara aprova projeto que torna crime invasão de computadores


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (15) projeto de lei que tipifica no Código Penal delitos cometidos pela internet. O texto, de autoria de quatro deputados, prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem invadir computadores alheios ou outro dispositivo de informática, com a finalidade de adulterar, destruir ou obter informações sem autorização do titular.
A proposta agora segue para votação no Senado. A aprovação da matéria na Câmara acontece em meio ao roubo de 36 fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann, que foram parar na internet. A polícia identificou quatro suspeitos de terem roubado as fotos do computador da atriz. Como ainda não há definição no Código Penal de crimes cibernéticos, os envolvidos serão indiciados por furto, extorsão qualificada, e difamação.
O projeto de lei aprovado na Câmara torna crime "devassar dispositivo informático alheio, conectado ou não a rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo, instalar vulnerabilidades ou obter vantagem ilícita."
A pena de até um ano de detenção será aumentada de um sexto a um terço se a invasão resultar em prejuízo econômico à vítima. O texto prevê ainda pena de reclusão de seis meses a dois anos, além de multa "se da invasão resultar a obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais e industriais, informações sigilosas assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido."
Neste caso a pena aumenta de um a dois terços se houver "divulgação, comercialização ou transmissão a terceiro, a qualquer título, dos dados ou informações obtidos, se o fato não constitui crime mais grave."
O texto prevê que a pena será aumentada à metade se o crime for praticado contra presidente da República, governadores, prefeitos, presidente do Supremo Tribunal Federal, presidentes da Câmara, do Senado e de assembléias legislativas.
Pelo projeto, a ação penal nesse tipo de crime só poderá ter início mediante representação do ofendido, salvo se o crime for cometido contra a administração pública, qualquer dos Poderes da República e empresas concessionárias de serviços públicos.
Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília

Polícia Civil prende homem acusado de estupro em Itapecuru-Mirim, MA



 

Policiais civis do município de Itapecuru-Mirim prenderam, na segunda-feira (14), Acledison André de Sousa Lima, 25 anos, sob acusação de estupro de vulnerável, contra uma adolescente de 13 anos, residente no povoado Mandioca.

Segundo informações policiais, Acledison mantinha um relacionamento amoroso com a adolescente desde o final do ano passado. Um dos irmãos da menina, inconformado com a situação, denunciou o caso ao Conselho Tutelar da cidade, há duas semanas. Diante da denúncia, o Conselho comunicou à Delegacia, que deslocou policiais civis à casa do acusado, no povoado Piqui.

Acledison Lima foi conduzido à delegacia regional de Itapecuru, onde foi autuado em flagrante delito, pelo delegado regional Leonardo Nascimento Diniz.

A adolescente foi conduzida a São Luís para fazer exame de conjunção carnal. Em seguida foi levada à casa da mãe, no povoado Mandioca. Acledison André de Sousa Lima permanece detido na delegacia.

Com informações da SSP/MA

Um em cada três adultos sofre de hipertensão, diz OMS


Um de cada três adultos sofre hipertensão, uma condição que causa cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos no mundo, enquanto um de cada dez tem diabetes, destacou nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu relatório anual sobre estatísticas sanitárias.
"Este relatório oferece uma evidência a mais do dramático aumento das condições que desencadeiam as dolências de coração e outras doenças crônicas, particularmente nos países pobres e em desenvolvimento", disse a diretora geral da OMS, Margaret Chan.
Margaret ressaltou o preocupante fato de que "em alguns países africanos, metade da população adulta sofra hipertensão", razão pela qual a OMS quer chamar a atenção para "o crescente impacto das doenças não contagiosas".
Pela primeira vez o estudo estatístico da OMS inclui informação de 194 países sobre os altos níveis em homens e mulheres da pressão sanguínea e da taxa de glicose no sangue, que revela, entre outras coisas, que os diagnósticos e os tratamentos baratos destas dolências reduziram o problema nos países desenvolvidos.
A inquietação da organização é que em lugares como a África, onde não são aplicadas estas medidas preventivas, a maior parte das pessoas com estas doenças não sabem que correm um "alto risco de morte e incapacidade por um ataque no coração ou um derrame".
Pela primeira vez o documento contém também informação sobre níveis de glicose no sangue, que indica que enquanto a prevalência média global está em torno de 10%, até um terço da população em alguns países do Pacífico sofre desta doença.
A OMS lembra que, se não for tratado, o diabetes pode causar doenças cardiovasculares, cegueira e falha renal.

Obesidade e desnutrição
A terceira grande preocupação é o excesso de peso, já que "em todas as regiões do mundo, o número de obesos dobrou entre 1980 e 2008", declarou Ties Boerma, diretor do Departamento de Estatísticas Sanitárias e Sistemas da Informação da OMS.
"Hoje, cerca de 500 milhões de pessoas (12% da população mundial) são consideradas obesas", segundo Boerma.
O nível mais alto de obesidade foi registrado na região das Américas (26% dos adultos) e o mais baixo no Sudeste Asiático (3% dos adultos), sendo maior a proporção de mulheres obesas que a de homens, com o impacto que isto representa quanto ao risco de diabetes, problemas de coração e câncer.
A conclusão é que as doenças não contagiosas são atualmente a causa de dois terços das mortes no mundo, e por isso a OMS trabalha em um marco de acompanhamento e uma série de metas voluntárias para prevenir e controlar o problema.
O relatório será um dos assuntos abordados na próxima Assembleia Mundial sobre a Saúde da OMS em Genebra (entre os dias 21 e 26 de maio), que também informará os avanços conquistados.
Segundo a OMS, desde que há mais de uma década se estabeleceram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU, "foi possível um progresso substancial na redução da mortalidade infantil e maternal, em relação ao HIV, à tuberculose e à malária".
A desnutrição infantil é a causa subjacente de aproximadamente 35% das mortes de crianças menores de cinco anos, embora no caso dos países em desenvolvimento tenha sido detectada certa melhora: entre 1990 e 2010 a proporção de crianças dessas idades que apresentavam peso abaixo do recomendável passou de 29% para 18%.
Já a mortalidade entre menores de cinco anos nas últimas duas décadas reduziu 35% de 88 mortes para cada mil nascidos vivos em 1990 (um total de 10 milhões de crianças) até 57 para cada mil (7,6 milhões) em 2010.
"As reduções foram particularmente impactantes nas mortes por diarréias e por sarampo", destacou a organização.
Especialmente significativo é o dado sobre a África, onde acontece metade das mortes de menores de cinco anos, já que a taxa de redução passou de 1,5% (1990-2010) para 2,8% (2005-2010).
O dado de redução é grande também no que se refere ao número de mortes maternais (de 543 mil em 1990 para 287 mil em 2010), mas a OMS indica que "a taxa de redução é apenas a metade do necessário para conseguir o objetivo relevante dos ODM". EFE
fonte: Ig.com

Câmara aprova punição para juiz de futebol que manipular resultados


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) projeto de lei que regulamenta a profissão de árbitro de futebol e criminaliza a manipulação dos resultados de partidas. O projeto, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), prevê detenção de seis meses a dois anos, além de multa, para o juiz de futebol que realizar arbitragem de partida esportiva de forma "fraudulenta".
"Entende-se por arbitragem fraudulenta interferir, dolosamente, no resultado natural da partida", diz o texto. A proposta agora segue para votação no Senado. Se aprovada, será encaminhada para a Presidência, que pode vetar ou sancionar a matéria.
O projeto também especifica as atribuições do árbitro: "dirigir as partidas fazendo cumprir as regras futebolísticas, intervindo no andamento normal do jogo sempre que, a seu juízo, restarem violados o regulamento e os princípios a que está submetido o esporte."
Para o deputado André Figueiredo, o projeto garante "proteção jurídica" aos árbitros de futebol. "Hoje é um dia histórico, fazemos um reconhecimento legítimo e explícito de uma profissão tão importante que é a de árbitro de futebol", afirmou em discurso no plenário.

A proposta autoriza os árbitros e auxiliares de arbitragem a constituir entidades nacionais, estaduais e do Distrito Federal, com o objetivo de recrutar e formar profissionais.

O texto proíbe aos árbitros "qualquer vínculo empregatício com as entidades desportivas diretivas onde atuarem." Com isso, essas entidades deverão remunerar os árbitros sem assumir qualquer responsabilidade trabalhista, securitária ou previdenciária.
Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília

Cobra de 6 metros mata cachorro e é capturada por bombeiros em MT


Cobra foi capturada por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Várzea Grande
Uma cobra de aproximadamente 6 metros de comprimento e com cerca de 160 quilos foi capturada, na tarde desta quarta-feira (16), por uma equipe do Comando Regional 2 do Corpo de Bombeiros no município de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. O animal foi encontrado em uma área urbana, no bairro Jardim Paula II, depois de matar um cachorro.
Segundo o sargento Antônio Ventura Moraes Silva, que atendeu a ocorrência, a cobra foi encontrada a uma distância de 20 metros de uma área de pântano, próximo a uma residência. De acordo com o sargento, a presença do animal em uma área urbana pode ter ocorrido devido ao intenso período de chuvas e ao instinto do animal em buscar alimento. Para ele, o fato é uma consequência da ocupação desordenada das cidades, que acabam invadindo o habitat natural de animais silvestres.
Cobra deve ser entregue ao zoológico ou devolvida à natureza no Pantanal
“No momento da captura, a sucuri estava se alimentando de um cachorro. Ela se encontrava em um local onde várias crianças costumam brincar, se caracterizando como uma situação de risco”, afirmou o sargento ao G1.

Conforme o bombeiro, há a suspeita de que outra cobra, da mesma espécie e tamanho, esteja próxima ao local, já que animais desta espécie costumam estar acompanhados. “Outras três ocorrências da mesma natureza ocorreram neste mesmo bairro, o que tem se tornado rotina”, frisou. De acordo com o sargento Antônio Moraes, as cobras desta espécie não são venenosas e se alimentam de pequenos animais, e só podem oferecer risco aos seres humanos quando estão famintas.
A cobra foi retirada do local pela equipe do Corpo de Bombeiros, que realizou a imobilização do animal com um instrumento apropriado de captura. De acordo com o sargento, a sucuri deve ser encaminhada para o zoológico da UFMT, ou será devolvida à natureza, na região do Pantanal mato-grossense.
fonte: G1.com

Bêbado mata jumenta grávida a pauladas após tentar manter relação sexual com o animal em Parnaíba, PI






Um crime contra um animal chocou os moradores da cidade de Parnaíba, PI no último sábado (12), um homem teria estuprado uma jumenta grávida e depois matou a pauladas.

Maurício dos Santos, 23 anos, estava bêbado quando amarrou a boca da jumenta e tentou ter relação sexual com o animal, porém, não chegou a consumar o ato devido seu estado de embriaguez. O acusado pegou um pau e introduziu no órgão sexual do animal e depois começou a bater na cabeça da jumenta.

Acusado Mauricio dos Santos
Populares ao chegarem no local, encontraram o animal caído e já agonizando. A jumenta estava prenha não resistindo a brutalidade, morreu em seguida.
A comunidade assustada clama por justiça, "ele já tem passagem na policia por tentativa de estupro e agora fez isso com uma animal", diz o morador. 
















O que diz a Agência dos Direitos dos Animais: Crimes bárbaros como esse cessarão quando indivíduos com índole criminosa começarem a ser devidamente punidos pela justiça deste país. 

Graças à impunidade, continuamos a noticiar casos de uma brutalidade indizível, de uma maldade insondável, para os quais toda e qualquer punição não chegaria, nunca, ao mesmo nível do grau da crueldade praticada contra mais um ser inocente. 

Enquanto não houver justiça efetiva conjugada com uma educação compassiva, jamais poderemos sequer sonhar com uma sociedade pacífica e civilizada. Estamos, infelizmente, há anos luz desse lugar. 
Por Gleytonei Miranda/Chamada Geral
Edição CN1

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Governo anuncia Brasil Carinhoso às 15h desta segunda-feira


Tereza Campello e os ministros da Saúde e Educação participam, com a presidenta Dilma Rousseff, do lançamento da ação voltada a famílias extremamente pobres que tenham filhos de 0 a 6 anos

Brasília, 14 – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participa nesta segunda-feira (14), às 15h, no Palácio do Planalto, do lançamento da ação Brasil Carinhoso, que faz parte do Plano Brasil Sem Miséria. O anúncio do Brasil Carinhoso será feito pela presidenta Dilma Rousseff e contará também com a presença dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Aloizio Mercadante.
Em pronunciamento à Nação na noite de domingo (13), Dilma Rousseff disse que a meta do Brasil Carinhoso é tirar da miséria absoluta todas as famílias brasileiras que tenham crianças de 0 a 6 anos. Destacou também que a principal bandeira de seu governo é superar a extrema pobreza. Para tanto, o governo federal lançou no ano passado o Brasil Sem Miséria, cujo objetivo é alcançar 16,2 milhões de pessoas que vivem nessa situação.

Vídeo – Pronunciamento da Presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião do Dia das Mães





Pena máxima no Brasil pode subir de 30 para 40 anos



Para punir detentos que cometem novos crimes na prisão, a Comissão de Juristas responsável pela elaboração do anteprojeto do novo Código Penal aprovou ontem uma proposta que aumenta em dez anos o limite de cumprimento das penas de prisão. Pela regra proposta, a pena será de até 40 anos.

O Código Penal atual prevê que o cumprimento máximo de pena não pode ser superior a 30 anos. 

Isso significa, por exemplo, que um condenado a 30 anos que cometer uma tentativa de homicídio na cadeia não tem sua pena aumentada.
“Com a mudança, a pessoa poderá cumprir até dez anos pelo novo crime, ou seja, o cumprimento máximo se estenderia para 40 anos”, resumiu o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, integrante da comissão criada pelo Senado para discutir o assunto. 
Fonte: Blog Diniz K-9
CAMOCIM POLÍCIA 24hs

IMPRESSIONANTE: Jovem disse que ia morrer para ver sua mãe


“Aconteceu uma acidente na tarde de quinta-feira (10), quando um Gol preto, indo de Timon à Caxias (MA), colidiu de frente com um ônibus da Progresso, onde o motorista do carro morreu na hora e o do ônibus não sofreu praticamente nada.

É importante mostrar acidente para alertar o pessoal que viaja diariamente”.

“Sou professor que viaja pra Caxias e vinha atras do ônibus e presenciei o acontecido ainda quando o carro estava fumaçando. Estas são as fotografias que eu tirei. 
Falaram que o rapaz do Gol tinha saído de casa dizendo que iria morrer pois ele queria passar o Dia das Mães com a mãe dele, que já tinha falecido.
A divulgação do acidente é importante para alertar o pessoal que só anda ligeiro fazendo ultrapassagens nos lugares errados”. 
MEIO NORTE
CAMOCIM POLÍCIA 24hs

Mulher Foi Decapitada




MÉXICO: Uma mulher que supostamente passou informaçöes sobre o cartel de drogas foi decapitada e um cartaz deixado com seu corpo expondo o motivo.

Por Cartel - Los Zetas
post net 13/05/12.