domingo, 14 de julho de 2013

Médicos e municípios devem se cadastrar no programa Mais Médicos

Médicos brasileiros e estrangeiros já podem se inscrever no programa Mais Médicos, lançado nesta semana pelo governo federal. Municípios também já podem fazer a adesão ao programa, que visa assegurar a presença de médicos em áreas do país carentes desses profissionais. Os médicos e municípios interessados devem fazer a inscrição até 25 de julho.
Em ambos os casos, o cadastro deve ser realizado pelo Sistema de Gerenciamento de Programas do Ministério da Saúde.
Os médicos selecionados pelo programa receberão bolsa de R$ 10 mil mensais e auxílio deslocamento, de acordo com a localidade onde for atuar. Terão prioridade os profissionais formados em instituições brasileiras de ensino superior e, caso todas as vagas não sejam preenchidas, serão selecionados os formados por instituições estrangeiras, também dando prioridade aos brasileiros que tenham concluído a formação no exterior. Neste caso, o profissional será avaliado e depois acompanhado por uma instituição brasileira.
O número de vagas disponíveis vai depender da demanda a ser apresentada pelos municípios. No ato da adesão, o gestor de saúde municipal deve apontar as unidades de saúde que precisam de médicos e o número de vagas em cada uma delas. Terão prioridade as periferias de capitais e regiões metropolitanas onde há carência desses profissionais, além de pequenos municípios, especialmente nas regiões de fronteira que ficam na região amazônica ou com populações indígenas ou rurais.
Fonte: Ministério da Saúde
Portal Planalto