terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Agricultores de São Benedito do Rio Preto recebem sementes adaptadas


                                                      Noticia local
31/01/2012 FOTO:Audi Garcia
Sementes de feijão, milho e hortaliças foram distribuídas a 80 famílias de agricultores extremamente pobres de São Benedito do Rio Preto. A entrega foi feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por intermédio do Plano Brasil Sem Miséria com apoio da prefeitura. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apoiará os produtores com R$ 2,4 mil, divididos em três parcelas, para investimento na atividade agrícola.

Os agricultores familiares também contam com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que oferece assistência técnica continuada 
 para incentivar a inclusão produtiva das famílias. 
Variedades – Cada família Sanbeneditense beneficiada recebeu 10 quilos de sementes de milho, 5 quilos de sementes de feijão caupi e um kit de sementes de hortaliças. Os produtos são adequados à região, diz a analista da Gerência de Sementes e Mudas da Embrapa, Aline Zacharias. “São variedades adaptadas às condições climáticas do lugar para ter boa produtividade. Elas também são mais resistentes a doenças e pragas que atacam as culturas do Baixo Parnaíba.”
A distribuição foi aconpanhada pele secretário de agricultura  do município Wilson Gomes,pelo secretário adjunto de agricultura  Plinio Soarese e pelo secretário de administração Jovemar Cardoso,a destinação de sementes é uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria voltada à inclusão produtiva. Os beneficiários são agricultores familiares extremamente pobres, com renda mensal de até R$ 70 per capita. Para receber as sementes, as famílias precisam estar registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

De acordo com a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi, o incentivo financeiro, aliado à distribuição de sementes, melhora o bem-estar, as condições de vida e garante a inclusão produtiva das famílias pobres. O apoio do MDS ajuda a estruturar a produção, seja na compra de ferramentas, de adubo orgânico ou até mesmo na organização de um galinheiro, destaca a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário