terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mil assentados maranhenses terão acesso ao Ensino Fundamental em 2012




Ter, 31de Janeiro de 2012 

Jovens e adultos de 30 assentamento do Incra no Maranhão iniciarão o Ensino Fundamental  (1ª a 4ª série) a partir deste ano. Serão mil alunos atendidos por meio do Termo de Cooperação Técnica assinado pela Superintendência Regional do Incra/MA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma).

Com dois anos de duração, o curso terá 50 turmas com capacidade para vinte alunos, distribuídas nos sete municípios. O Incra investirá o valor total de R$ 2.325.000,00 para a realização do curso. De acordo com o superintendente regional do Incra/MA, José Inácio Sodré Rodrigues, é necessário superar os índices de analfabetismo na zona rural e proporcionar aos jovens e adultos assentados o acesso à leitura e a escrita.

As aulas serão ministradas no próprio município a que o assentamento pertence, evitando assim o deslocamento dos alunos para outras áreas. Os municípios atendidos serão Barreirinhas, Chapadinha, Pinheiro, Itapecuru-mirim, São Luiz Gonzaga, Bom Jesus das Selvas e Coroatá.

Além de oferecer o ensino fundamental aos assentados, o Termo também prevê a capacitação pedagógica de 50 educadores e de sete coordenadores locais que participam do projeto como professores. No decorrer do curso serão realizados dez encontros de capacitação.

Desde o início do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no Maranhão, em 1999, o programa já ofereceu 17 cursos de Ensino Fundamental (Educação de Jovens e Adultos), beneficiando mais de 20 mil alunos. O Programa também já capacitou 1.049 professores de áreas de assentamento no estado.

Município
Quantidade de Alunos
Barreirinhas
120
Chapadinha
160
Pinheiro
160
Itapecuru-Mirim
180
São Luiz Gonzaga
140
Bom Jesus das Selvas
100
Coroatá
140

Nenhum comentário:

Postar um comentário