terça-feira, 16 de abril de 2013

Escola na zona rural de Montes Altos está em situação crítica


É crítica a situação da escola Santa Luzia, na zona rural de Montes Altos, a 60 km de Imperatriz. Passado um ano, nada mudou no local. A situação permanece praticamente a mesma.

Sem transporte escolar, chegar à sala de aula é um desafio para os estudantes. É a pé que eles vão à escola. Um esforço que começa logo cedo para a turminha do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, que estuda numa mesma sala.

A escola foi construída há sete anos pela prefeitura. Fica bem perto de uma mata ciliar. Por isso, não é de se estranhar o aparecimento de animais peçonhentos como lagartas e até cobras.

A prova disso são maribondos no teto, no meio da sala de aula. Um perigo para as crianças e para a professora.

Não há registro de acidentes. Ainda assim, a presença de animais preocupa. Há dois anos, a cobertura de palha foi substituída pelos moradores do vilarejo. Isso porque, quando chovia, molhava tudo. O acesso pela estrada também é difícil.

Lama e buracos completam o desafio também para os alunos do ensino médio, que estudam na sede do município.
No ano passado, uma caminhonete foi colocada como transporte escolar para o trecho de seis quilômetros, entre o povoado e a rodovia MA-280. No início do ano letivo, o serviço foi suspenso em razão das péssimas condições de tráfego.

Nem o prefeito e nem a Secretaria de Educação foram encontrados para falar sobre o assunto. A chefe de gabinete diz que a prefeitura tem conhecimento dos problemas.

“Acreditamos que em um curto espaço de tempo seja recuperada a estrada, porque o transporte foi paralisado exatamente pelo comprometimento da estrada, mas isso já passamos para o secretário de infraestrutura, e ele resolverá isso de imediato”, afirmou Maria do Amparo Carvalho, chefe de gabinete.

G1