domingo, 28 de dezembro de 2014

Fim da dinastia Sarney vira artigo do New York Times

O jornal americano The New York Times publicou na edição do ultimo dia (26) um artigo sobre o declínio da dinastia Sarney no Maranhão. Assinado por Simon Romero, o artigo explicita como a decisão do ex-presidente da República de não concorrer à reeleição no Senado pode ter implicações nacionais.

Para explicar aos estrangeiros o poder da família, Romero usa brincadeiras dos próprios maranhenses como: está precisando de um lugar para morar, que tal a Vila Sarney? Hospital, temos a maternidade Marly Sarney. Quer pegar um livro, vá à Biblioteca José Sarney. Para ir ao centro histórico pegue a ponte José Sarney e se precisar entrar com uma ação, vá ao Fórum Sarney Costa.

De acordo com o advogado Rodrigo Lago, citado no artigo, “se o Maranhão pode mudar, oligarquias em outros cantos do País podem ser modificadas”. Para corroborar a tese, Romero lembra que Sarney não conseguiu eleger seus apadrinhados e Cássio Cunha Lima e Helder Barbalho perderam as eleições para o governo da Paraíba e do Pará, onde seus pais mantêm forte influência até hoje.

Por outro lado, o autor lembra que as dinastias podem ser retomadas como aconteceu em Alagoas com a vitória de Renan Calheiros Filho para o governo estadual.