terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pesquisadores dos EUA desenvolvem vacina universal contra as gripes



 (Beto Novaes/EM)

Todos os anos, espalham-se pelo mundo campanhas de vacinação contra gripes sazonais, dessas que aparecem normalmente no inverno. Isso ocorre porque o vírus responsável pela doença, o Influenza B, sofre com frequência várias mutações em sua estrutura, o que impossibilita a fabricação de uma vacina que funcione por um longo período. O Influenza B não está sozinho. Há o Influenza A, também com grande capacidade de mutação e responsável por epidemias mais sérias, como a gripe aviária (H5N1) e a suína (H1N1). 

Um estudo desenvolvido na Universidade da Califórnia (EUA) apresentou uma descoberta que pode mudar a forma de imunização contra esses agentes infecciosos. Os pesquisadores trabalham com a possibilidade de desenvolvimento de uma vacina universal, capaz de proteger contra as duas formas do vírus da gripe e sem a necessidade de vacinação a cada ano.

O estudo foi publicado na revista Science de hoje e, segundo Ian Wilson, um dos autores da pesquisa, é a primeira vez que um grupo de cientistas consegue descobrir e caracterizar anticorpos amplamente neutralizantes para o Influenza B. "Um desses anticorpos, o CR9114, também se liga ao vírus Influenza A e mostra que existe uma região comum de vulnerabilidade tanto da gripe A quanto da B, o que pode ser o alvo para o desenho de uma vacina mais universal", explica Wilson. 

O grande ponto da pesquisa está na caracterização de três anticorpos humanos capazes de atacar uma parte do vírus menos mutável. Por isso, são eficientes mesmo quando o vírus sofre mudanças de um ano para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário