quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dois piauienses são os prefeitos eleitos mais jovens de todo país


Pacheco Neto nasceu em Parnaiba e Debora Noronha é de Belém do PiauíPacheco Neto nasceu em Parnaiba e Debora Noronha é de Belém do Piauí
Os jovens do Piauí mostram não só que tem se tornado mais politizados, como também têm ingressado ativamente na política. A prova disso é que os dois prefeitos eleitos mais jovens do Brasil são piauienses.
Entre os homens, o prefeito eleito mais jovem do país é o piauiense Pacheco Neto (PSD), que foi eleito na cidade de Chaval (CE), que fica a 425 km de Fortaleza, na divisa com o Estado do Piauí.
Nascido no dia 4 de setembro de 1991, na cidade de Parnaíba (PI), Francisco Carneiro Pacheco Neto tornou-se o mais jovem dentre todos os prefeitos em todo Brasil, aos 21 anos. Ele é casado, estudante de direito e ciências contábeis foi eleito com 59,23% dos votos  (4.629).
Dentre todos os prefeitos eleitos, a segunda colocação também pertence a um piauiense, ou melhor, uma piauiense. Trata-se de Debora Noronha, que tornou-se a prefeita mais jovem do país, dentre as mulheres.
Ela, que completou 21 anos no dia 05 de Agosto (portanto 29 dias mais velha que Pacheco neto) é técnica em enfermagem e sonha um dia ser médica, pretende ainda, investir na saúde da própria cidade, ela, que trabalhou por um ano na saúde municipal e de filiada ao PSB de Wilsão, apoiador do tio a quem ela tem como referência política, agora ela se torna prefeita em Belém do Piauí (a 378 Km de Teresina).
Ao 180graus a Debora explicou, durante o projeto "Redação na Expansão" que o trabalho realizado pelo tio Ademar será continuado: “vamos continuar o mesmo trabalho, do mesmo grupo. Como sou jovem vou atuar bem forte em áreas que conte com a participação dos jovens como o esporte, a cultura, mas integrando a todos. É um trabalho que tem que continuar”, comentou a mais jovem prefeita do Piauí.
Pergunta sobre a influência que o tio (ex prefeito da cidade) vai exercer, Débora explicou que ele não vai usá-la para dominar a cidade, mas sim passar a experiência, de quem administrou bem o município, para ela, que se considera uma aprendiz, iniciando uma etapa: "sou jovem e aprendo rápido", destaca a jovem, que ainda explica aos eleitores de Belém do Piauí, porque ela merece a confiança da população, mostrando ao Piauí e ao Brasil que a juventude pode ser sim, uma importante ferramenta na administração de uma cidade: "vamos continuar o trabalhoe, assim como todos confiaram no prefeito Ademar, agora [comigo] é a mesma coisa. Ele vai continuar nos ajudando nos bastidores, enquanto eu vou trabalhar pela cidade".
PREFEITOS JOVENS PELO BRASIL
Valéria do Manin (PR), nascida em 29 de julho de 1991, foi eleita prefeita de Araioses (MA) com 55,22% dos votos. Ela é solteira, tem nível superior incompleto e é natural de Santa Quitéria (MA).
Pinheirinho (PP), nascido em 30 de maio de 1991, foi eleito com 43,71% dos votos prefeito de Ibirité (MG). Ele é solteiro, empresário, também cursa graduação e é natural de Ibirité.
Já Divaldo Soares (PSDB) foi eleito prefeito de Viçosa do Ceará (CE). Solteiro, com ensino médio e natural da cidade, foi eleito com 57,50% dos votos. Ele nasceu em 12 de abril de 1991.
A faixa etária de até 25 anos teve 151 candidaturas a prefeituras em todo o país, com 44 eleitos (0,79% do total). De todos os estados, 11 não elegeram nenhum candidato com até 25 anos. Foram eles: Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Sergipe.
Já o estado do Maranhão foi o que mais elegeu prefeitos nesse intervalo de idade, totalizando seis vencedores, de 14 candidatos.
CANDIDATURA DE JOVENS GERA POLÊMICA
De acordo com o TSE, a faixa etária de até 25 anos teve 151 candidaturas a prefeituras em todo o país, com 44 eleitos (0,79% do total). Barrados pela Justiça Eleitoral, chefes políticos locais recorrem a parentes próximos, normalmente filhos, sobrinhos ou esposas, para se manterem mandando na política municipal, apesar das restrições apresentadas pela legislação.
No caso do prefeito eleito em Chaval, por exemplo, ele é filho do ex-prefeito do município, Paulo Sérgio de Almeida Pacheco. O ex-gestor foi condenado em maio a cinco anos e três meses de prisão, sob a acusação de desvio de verbas públicas federais. Por conta da Lei Ficha Limpa, o filho do ex-prefeito foi lançado candidato em Chaval.
Já Debora é sobrinha do atual prefeito Ademar Aluisio de Carvalho (PSB) e, agora vai sucedê-lo na prefeitura da cidade. Pergunta sobre a influência que o tio vai exercer, Débora explicou que ele não vai usá-la para dominar a cidade, mas sim passar a experiência, de quem administrou bem o município, para ela, que se considera uma aprendiz, iniciando uma etapa: "sou jovem e aprendo rápido", destaca a jovem, que ainda explica aos eleitores de Belém do Piauí, porque ela merece a confiança da população, mostrando ao Piauí e ao Brasil que a juventude pode ser sim, uma importante ferramenta na administração de uma cidade: "vamos continuar o trabalhoe, assim como todos confiaram no prefeito Ademar, agora [comigo] é a mesma coisa. Ele vai continuar nos ajudando nos bastidores, enquanto eu vou trabalhar pela cidade".