sexta-feira, 17 de maio de 2013

Bruxas da Suazilândia não podem voar acima de 150 metros

A Suazilândia proibiu as bruxas de voarem acima dos 150 metros de altitude, sob pena de ficarem sujeitas a pesadas coimas. A autoridade civil do reino, na África Austral, já lançou o alerta.
As bruxas da Suazilândia têm de respeitar novas regras e passaram a ter limites no exercício do seu direito de voar, sob pena de pagarem pesadas multas.
Segundo o diretor da aviação civil, Sabelo Dlamini, em declarações ao jornal The Star, “uma bruxa que voe, em cima de uma vassoura, não pode exceder o limite de 150 metros”.
A nova lei de aviação foi suscitada após uma investigação privada, por parte de um agente que a bordo de um helicóptero, munido de uma câmara de filmar, fez uma recolha de informação para as autoridades.
Refira-se que a Suazilândia tem uma cultura extremamente influenciada por crenças em bruxaria, feitiços e maldições. Existe entre a população um receio muito grande.
Na República Central Africana, a prática de bruxaria é ilegal e quem desrespeitar as regras vai parar à prisão.
Diversas adolescentes acabam por ir parar a celas, ao lado de adultos, onde são contaminadas com o vírus da sida, doença que tem grande expressão na Suazilândia.
AUTOR: ÁLVARO CERQUEIRA