quinta-feira, 9 de maio de 2013

Pastor acusado de estupro dizia ver ‘espírito de lésbica’ em vítima


‘Estou vendo um espírito de lésbica em você’, teria dito pastor a vítima. Vítima diz que pastor Marcos gostava de orgias com fiéis e fez sexo a três até com irmã de Marcinho VP.
O pastor Marcos Pereira, preso por estupro, também vai responder na Justiça por coagir testemunhas e
tráfico de drogas (Foto: Divulgação)

“Estou vendo um espírito de lésbica em você”. Essa teria sido uma das primeiras frases ditas pelo pastor Marcos Pereira da Silva para uma de suas vítimas. Segundo o depoimento da mulher – que contou à polícia ter sido estuprada pelo religioso entre 1997 e 2009 -, a violência sexual começou assim que ela entrou para a Assembleia de Deus dos Últimos Dias, da qual Marcos é fundador. A jovem tinha, então, 14 anos.
A primeira relação dos dois teria sido na casa de uma missionária e, segundo o depoimento da vítima, “com o tempo Marcos passou a trazer para participar dos atos sexuais mulheres”. Ainda de acordo com as declarações da mulher, “apenas uma vez se recorda que participou um garoto de programa”. A vítima afirmou, ainda que “Marcos tentou trazê-lo novamente”, mas que ela se recusou.

A mulher contou também que o pastor pedia que ela aliciasse outras fiéis, mas sempre recusava. Depois das orgias, o religioso ordenaria aos participantes que pedissem perdão uns aos outros pelo que tinha acontecido. Os participantes deveriam também, por orientação de Marcos, procurar um representante da igreja e pedir. Mas deveria manter segredo sobre o que tinha acontecido.
Alguns anos depois do início dos abusos, a mulher contou ter se apaixonado por um outro fiel da igreja. Segundo o depoimento, o pastor humilhava o rapaz e criticava o namoro. De acordo com a jovem, Marcos diria que, se ela se casasse com o jovem, o casal teria filhos defeituosos. Em 2009, os dois decidiram ficar juntos e romperam com a igreja.

— O pastor usava a oratória para convencer as vítimas. Se não fosse suficiente, usava a força física — diz Márcio Mendonça, titular da Dcod, que ainda investiga o pastor por quatro homicídios, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

Uma das vítimas, que na época era fiel da igreja, relata que o pastor recebia dinheiro do tráfico e, em troca, entregava CDs e DVDs de cantores gospel: “Ele recebia entre R$ 15 mil e R$ 20 mil dos traficantes e entregava CDs e DVDs no intuito de se resguardar na lavagem de dinheiro”. Em outro relato, uma vítima conta que, em 2009, o pastor a chamou em seu gabinete, tirou suas roupas, deitou-a de bruços e “tentou a penetração em seu ânus”. Ela afirma que “o pastor não conseguiu a penetração por não ter conseguido a ereção”.

Marcos foi preso na noite desta terça-feira, acusado de seis estupros, por policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) que o investigavam por suposta ligação com o tráfico de drogas. O pastor passou a noite na unidade e foi transferido na manhã desta quarta para o presídio Bangu 2.
Com Rafael Soares, Jornal Extra