terça-feira, 27 de março de 2012

Formação do Brasil Alfabetizado é destaque na Seduc



Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, até esta terça-feira (27), a Formação do Livro Didático "Meta do Saber: Letramento na Alfabetização de Jovens e Adultos", do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A capacitação é destinada a técnicos da Seduc que trabalham com a alfabetização de jovens e adultos.

Também participam do encontro as escritoras Izete Maia e Ieda Freire. Elas apresentaram a fundamentação teórica que utilizaram para a formatação do livro didático. Segundo Ieda Freire, o livro foi pensado e trabalhado a partir das teorias de Paulo Freire, com objetivo de buscar mecanismos que possam ajudar na educação de jovens e adultos.

  O livro "Meta do Saber: Letramento na Alfabetização de Jovens e Adultos" apresenta pressupostos, com a finalidade de possibilitar melhorias na prática pedagógica dos 438 coordenadores de turmas e no processo ensino-aprendizagem de 5.965 alfabetizadores que participam do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no Maranhão.

De acordo com Izete Maia, o processo de escolha do livro aconteceu a partir da indicação decoordenadores e alfabetizadores de vários municípios parceiros do Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA). "O livro traz em seu contexto uma gama significativa de mecanismos auxiliares que serão importantes para o processo de ensino-aprendizagem," assinalou.

Para Leila Tajra Assunção, coordenadora do PBA na Seduc, a formação que é realizada pela Seduc e Editora IMEPH, é um evento importante para a prática dos profissionais envolvidos no programa no Maranhão. "A formação proporciona aos coordenadores e supervisores que trabalham com o PBA, uma visão mais aprofundada em relação ao material que será trabalhado em sala de aula. Essa capacitação estreita a relação entre o autor da obra e o professor, que vai utilizá-la como ferramenta de transmissão de conhecimento", enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário