terça-feira, 27 de março de 2012

Hospital Geral de Barreirinhas será entregue à população nesta quarta-feira (28)

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, inauguram, nesta quarta-feira (28), às 9hs, o Hospital Geral de Barreirinhas. Esta será a 18ª unidade do Programa Saúde é Vida entregue pelo governo, a sexta somente no mês de março. Na primeira quinzena foram inaugurados os hospitais de 20 leitos nos municípios de Sucupira do Riachão e Jatobá, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Timon, Codó e São João dos Patos.

O Hospital de Barreirinhas conta com 50 leitos de internação clínica e terá atendimento nas áreas de cirurgia, traumatologia, obstetrícia, pediatria, clínica médica, com suporte de seis leitos de sala vermelha (UTI de curta duração), funcionando 24 horas por dia. Também terá o apoio de uma ambulancha - dotada de equipamentos de ressuscitação e imobilização - e uma ambulância.

Nesta segunda-feira (26), Ricardo Murad inspecionou as instalações e reuniu pela primeira vez a equipe do Hospital Geral de Barreirinhas. No encontro, determinou que todos tenham profissionalismo nas funções desempenhadas, companheirismo para com os outros funcionários e humanismo ao tratar os pacientes e seus acompanhantes.

"O desafio é grande porque o hospital está em uma região privilegiada dentro do Maranhão, pelo fato de se encontrar em uma área turística e que vai atender o povo da terra, de São Luís e de todas as partes do mundo - a maioria acostumada a usufruir de planos de saúde. Estamos dando todas as condições para que nossa população fique satisfeita com os atendimentos", afirmou Ricardo Murad aos funcionários. Todos os anos a Secretaria de Estado da Saúde (SES) também oferecerá cursos de qualificação para que os profissionais do hospital possam acompanhar o desenvolvimento da medicina.

Foram gastos R$ 6,2 milhões na construção e aquisição de equipamentos para o Hospital Geral de Barreirinhas. Ele contará ainda com anestesista e suporte de apoio diagnóstico de laboratório de análise clínica, Raio-X, ultrasonografia e eletrocardiografia. 

Dos 72 hospitais do Programa Saúde é Vida, sete - em Lago dos Rodrigues, Paulino Neves, Morros, Magalhães de Almeida, Grajaú, Sucupira do Riachão e Jatobá - já estão em pleno funcionamento, assim como todas as 10 UPAs.

O prefeito Albérico Filho disse que a cidade de Barreirinhas necessitava de uma unidade de saúde moderna e de qualidade para atender a região e os turistas. "Estudos demonstram que 32% dos visitantes de Barreirinhas são de São Luís e 8% são estrangeiros. A partir de agora todos terão à disponibilidade uma unidade de saúde equipada e com profissionais dedicados e atenciosos", ressaltou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário