sexta-feira, 27 de julho de 2012

Apenas cinco municípios elaboraram plano de tratamento adequado do lixo

A lei que estrutura a política dos resíduos sólidos, ao que parece, ainda não é prioridade em grande parte dos municípios do Maranhão. Dia 02 de agosto termina o prazo para que as prefeituras apresentem um plano de tratamento adequado do lixo, mas muitos desses muncípios ainda não elaboraram o projeto.

O cientista ambiental, Lúcio Macêdo afirma que a aplicação da lei não significa o fim dos lixões. "Infelizmente não. Principalmente na situação que se encontra hoje o Estado do Maranhão. Apenas seis municípios fizeram os planos municipais de resíduos sólidos, desses seis, um desistiu. As notícias não são promissoras", afirmou.

Ele falou ainda sobre os custos da organização de um plano "Sem dúvida a solução são os consórcios. Eles diminuiriam os custos. Esse é um grave problema de saúde pública, é de questão ambiental, é necessário que se tenha um conhecimento mais pormenorizado de cada município, e não que se siga uma receita de bolo, como é o caso do plano estadual que está sendo apresentado. Hoje nós temos no Estado algo em torno de 5.700 toneladas/dia de resíduos e apenas 3.400 são coletadas, temos menos de 3% de tratamento", informou.

"Esse municípios deixam de receber recursos, o governo federal afirma que não existem mais recursos, este ano, para resíduos sólidos nos municípios, nós temos que procurar ter qualidade nesses trabalhos, e direcionar para aqueles que já começaram e que podem fazer um trabalho que vá refletir na saúde da comunidade", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário