terça-feira, 31 de julho de 2012

Lavrador saca cédula de cem reais falsa, em agência bancária de Chapadinha-MA.


A chapadinhense, Maria Deuseli da Silva, de 37 anos de idade, moradora da Rua Nelton Belo, Bairro Caterpiller, procurou esta manhã (30), a redação do Blog Ações e Destaques para denunciar uma prática que está se tornando cada vez mais comum no Brasil, o saque de notas falsas em agências bancárias.

Segundo a dona de casa, o marido dela, José Lopes Nascimento, titular de uma conta poupança, no Banco do Brasil de Chapadinha, teria sacado da agência, três mil reais e,  em meio a esse montante estava uma cédula de cem reais falsificada.


Maria Deuseli, disse que só percebeu que a nota era falsa ao efetuar um pagamento num estabelecimento comercial da cidade.  Embora o fato tenha ocorrido no ano passado, a dona de casa que registrou o caso na Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, ainda espera uma solução para o problema.

O Banco Central alerta às pessoas que receberem cédula suspeita, que tomem as seguintes providências:

De um terminal de autoatendimento ou caixa eletrônico: 

Dentro de uma agência bancária e durante o expediente - neste caso é indispensável retirar um extrato que comprove o saque, preferencialmente no mesmo terminal, e encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão deve procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.

Fora de uma agência ou do horário do expediente bancário - o cidadão deve retirar um extrato que comprove o saque, preferencialmente no mesmo terminal, e procurar em seguida uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência. Na primeira oportunidade, dirigir-se ao gerente de sua agência bancária para pedir providências.

Numa transação do dia a dia: 

Se você desconfiar da autenticidade de uma nota após observar os elementos de segurança ou comparar com outra cédula legítima, você pode recusá-la. É importante sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária para encaminhamento da nota para ser analisada pelo Banco Central.

Por: Ações e Destaques

Nenhum comentário:

Postar um comentário