terça-feira, 31 de julho de 2012

Justiça no Maranhão manda parar duplicação de ferrovia


 A Justiça Federal no Maranhão determinou a suspensão de uma das principais obras de infraestrutura da Vale na região: a duplicação da estrada de ferro Carajás, que escoa a produção de minérios do sudeste do Pará até o terminal portuário Ponta da Madeira (São Luís, MA).
A duplicação da ferrovia é parte de um pacote de investimentos em logística da Vale calculado em R$ 23 bilhões, que inclui a ampliação do porto em São Luís, e tinha previsão de entrar em operação no segundo semestre de 2016. A paralisação pode afetar o cronograma.
Hoje, a produção anual na região é de 100 milhões de toneladas métricas de minério de ferro –a ideia é ampliá-la para 230 milhões.
A ferrovia sofre resistência da população afetada, porque passará dentro de áreas de preservação ambiental e territórios quilombolas.
Na decisão, publicada no dia 26, o juiz Ricardo Macieira, da 8ª Vara Federal do Maranhão, entendeu que o licenciamento concedido pelo Ibama à Vale estava irregular porque foi feito sem realização prévia de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).
Foi estipulada multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento.
A Vale afirmou, em nota, que está cumprindo a decisão e irá recorrer.
Procurado, o Ibama não se pronunciou sobre a decisão judicial.
Folha.com
DE BELÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário