domingo, 22 de julho de 2012

Prefeita tira férias por falta de adversários

Não há clima eleitoral na cidade com a menor população de Minas Gerais de 815 habitantes é a segunda menos povoada do Brasil. Serra da Saudade, na região centro-oeste, terá apenas uma candidata a prefeita, Neusa Ribeiro (PDT), que tentará a reeleição, e 18 candidatos a vereador: dois para cada cadeira no Legislativo municipal.

Nas poucas ruas da cidade, não há imagens dos candidatos e em plena época de campanha, na quinta-feira, a prefeita curtia um descanso no litoral baiano. Pouco depois do horário de almoço, os amigos aposentados Valdemar Cardoso Silva, José Gomes Sobrinho e Euclides Martins da Costa espantavam o frio sob o sol na escada da igreja e conversavam. "A prefeita fez trem demais. Até hoje, não apareceu um prefeito que fizesse tanto assim. Ela colocou no chinelo todos os homens que foram prefeitos", afirma Valdemar. Euclides e José concordam com o amigo, mas o primeiro faz um pedido para a prefeita, que muito provavelmente será reeleita. "Aqui, precisa-se de um posto de combustível. Quando se tem que abastecer o carro é preciso ir a Estrela do Indaiá, o que dá 30km de ida e volta."

Lorena Manoela, de 18 anos, e sua tia Simone Cardoso, de 24, lamentam a escassez de empregos. "A prefeitura é praticamente a única fonte de trabalho ", afirma Lorena, que trabalha no restaurante da família. A jovem entende que a candidatura única da cidade é boa, pois a prefeita conseguiu parcerias com cursos profissionalizantes. Lorena quer sair da cidade e ir para Divinópolis buscar um novo posto. Sua tia, Simone, já fez esse caminho, mas engravidou, teve o filho e voltou para a casa dos pais. Funcionária do caixa da maior mercearia da cidade, Luana dos Santos vai tentar uma vaga na Câmara Municipal. Mesmo com a baixa concorrência, entende que só os votos da família não serão suficientes. "Devo conseguir uns 50 com eles", calcula. Para ser eleita, ela precisará de mais, entre 70 e 100 votos (DC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário