quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pai, de 80 anos, reconhece a filha, de 62 anos, por meio de projeto


Foto: Divulgação/CGJ
SÃO LUÍS - O posto do projeto “Reconhecer é Amar!” no Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís, já fez 14 atendimentos, sendo oito reconhecimentos voluntários de paternidade e seis indicações de paternidade, em apenas dois dias de funcionamento. O projeto “Reconhecer é Amar!” foi criado pela Corregedoria Geral da Justiça para incentivar o reconhecimento de paternidade voluntário baseado no programa Pai Presente, do Conselho Nacional de Justiça, cuja campanha foi lançada nacionalmente nessa quarta-feira (18).
José Ribamar Calvert, de 80 anos, foi um desses atendimentos. Ele enfim pôde reconhecer legalmente a paternidade da filha Irene Mendes do Nascimento, de 62 anos. Depois de anos de convivência, Irene realizou o sonho de ter a sua paternidade declarada. “Estou muito feliz! Durante muito tempo quis que isso acontecesse. Sempre soube que ele era meu pai, sempre convivemos, mas agora, além do carinho, terei o meu pai reconhecido nos meus documentos”, comemorou ela, que é viúva, tem nove filhos e mora em São Luís.
O comerciante José Ribamar Calvert se emocionou ao assinar o Termo de Reconhecimento da Filha. “Sempre quis que todos os meus filhos fossem registrados. Nunca a registrei porque a mãe dela não permitia, mas agora, tudo está se resolvendo”, comentou ele, que tem 12 filhos, destes, nove foram registrados, um foi reconhecido recentemente e o último será reconhecido e breve, segundo José de Ribamar. Morador de Rosário, ele viajou até São Luís só para reconhecer a filha.
Oportunidade
No caso de José Ribamar e Irene, as informações sobre o projeto “Reconhecer é Amar!” e o posto instalado no fórum de São Luís chegou por uma filha de Irene. “Ela foi testemunha em um casamento realizado aqui no fórum, e a juíza anunciou que iria ter início o projeto. Ela sugeriu que eu falasse com o meu pai e o chamasse para fazer o meu reconhecimento”, revelou Irene Mendes do Nascimento.
De acordo com os servidores que estão realizando os atendimentos no posto, muitas pessoas aproveitaram os dois primeiros dias de funcionamento para buscar mais informações. No local, panfletos com o passo a passo para a realização do reconhecimento de paternidade.
“O projeto ‘Reconhecer é Amar!’ é uma forma simples e gratuita de todo pai reconhecer voluntariamente a paternidade de seu filho. E as mães e filhos maiores de idade também podem indicar essa paternidade. Queremos que todos os filhos, no Maranhão, possam ter o nome de seu pai declarado em sua certidão de nascimento”, destacou o corregedor-geral da Justiça, desembargado Cleones Carvalho Cunha, que fez questão de presenciar o reconhecimento feito por José Ribamar Calvert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário