quinta-feira, 8 de março de 2012

SEMANA DA SAÚDE NA ESCOLA COMEÇA EM SÃO BENEDITO DO RIO PRETO O TEMA DESSE ANO É PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL


A prefeitura, por meio das secretariais municipais de Saúde   e Educação, participa da Semana de Mobilização da Saúde na Escola, que tem como tema a prevenção da obesidade. 
O ciclo de atividades começou na tarde de segunda feira com uma palestra sobre alimentação, apresentada aos alunos da Escola Municipal Marly Sarnei, no Bairro Cidade Alta. A iniciativa é uma realização dos ministérios da Saúde e da Educação, visando as boas práticas de saúde para a melhoria do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens no âmbito da escola, o projeto estende se até a sexta feira em outras escolas do município contempladas com o programa.
As escolas comtempladas com esse programa em São Benedito do Rio Preto foram:   




MARLY SARNEY (BAIRRO CIDADE ALTA)
CAROLINA MESQUITA (BAIRRO TRIZIDELA)
JUVENTINO MAGALHÃES (BAIRRO MIGUEL FERNANDES)
DOMINGOS MESQUITA (RUA JOÃO SOUSA CENTRO)
VITORINO FREIRE (POVOADO SÃO LUIS DO ADELINO)
DOM PEDRO PRIMEIRO (SÃO JOSÉ DOS COSTAS)
RAIMUNDO ERRE (POVOADO CADETE)
ANTONIO GOMES CARNEIRO (SANTO ANTONIO)

No Brasil, mais de cinco milhões de alunos participam de campanha
Brasília
Mais de 5 milhões de alunos de escolas públicas com idade entre 5 e 19 anos participam, esta semana, de atividades que incluem avaliação nutricional e visitas a unidades básicas de Saúde. As ações fazem parte da 1º Semana de Mobilização Saúde na Escola, que tem como tema a obesidade entre crianças e adolescentes. As informações são da Agência Brasil.
Até a próxima sexta-feira (9), profissionais que fazem parte da Estratégia Saúde da Família, coordenada pelo Ministério da Saúde, vão pesar, medir a altura e calcular o índice de massa corpórea (IMC) de cada estudante. Quem estiver com excesso de peso será encaminhado para uma unidade básica de Saúde.
As famílias dos estudantes também devem visitar as unidades para conhecer os serviços ofertados. De acordo com o ministério, os postos de Saúde são capazes de resolver até 80% dos problemas, desafogando os hospitais de referência.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos tem com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o levantamento, jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.
Em dezembro de 2011, o ministério autorizou o repasse de R$ 118,9 milhões aos 2.495 municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola e se comprometeram com metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes.
Esses municípios já receberam 70% do valor acertado para implementar as ações. Os 30% restantes serão pagos após prestação de contas do que já foi feito. Os 1.938 municípios que aderiram à 1ª Semana de Mobilização Saúde na Escola vão receber um incentivo extraordinário de R$ 558 por equipe de saúde da família envolvidas na ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário