quarta-feira, 11 de abril de 2012

Migração do eleitorado é grande no MA


Quase 2 mil eleitores solicitaram a transferência do título de eleitor para a cidade de São Luís de janeiro a março deste ano. Até o início da semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) tinha registrado a migração de 1.911 votantes. Dos quatro municípios que formam a chamada Grande São Luís, a capital e São José de Ribamar foram os locais que mais ganharam eleitores. Para a cidade balneária, foram transferidos 1.491 títulos.
Assim como a capital reuniu o maior número de migrações também foi a cidade com o maior número de transferências nestes três primeiros meses de 2012. Precisamente 4.404 pessoas pediram mudança do título em São Luís. O número é superior à soma das transferências nos demais três municípios da Grande Ilha que totalizam 1.215 pedidos. O êxodo da capital maranhense também supera o dobro do registrado em Imperatriz onde houve 1.893 registros.
Também houve mudança nos outros grandes colégios eleitorais do estado como Caxias, Bacabal, Timon e Imperatriz. Imperatriz e Caxias foram as cidades que mais tiveram a transferência de títulos, respectivamente, 1.893 e 855. Enquanto Timon e Imperatriz foram as cidades que mais ganharam eleitores, respectivamente, 604 e 602.
Embora tenha sido registrada uma expressiva migração de eleitores, a assessoria de comunicação do TRE-MA informou que o órgão só realiza correições e revisões, dispositivos para coibir fraudes, se houver alguma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou denúncia de fraude. O Código Eleitoral determina que em ano eleitoral, a revisão só poderá ser realizada em situações excepcionais ao ser autorizada pelo TSE.
De acordo com o calendário eleitoral, a migração de eleitores poderá ocorrer até o dia 9 de maio. Podem solicitar a transferência quem reside há pelo menos três meses em novo domicílio, esteja quite com a Justiça Eleitoral e que tenha transcorrido pelo menos um ano da última transferência ou alistamento. O prazo de três meses não é válido para servidores públicos civis e militares ou membros de autarquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário