sexta-feira, 13 de abril de 2012

Piauí possui o maior percentual de eleitores analfabetos no país


Faltando menos de seis meses para as eleições municipais deste ano, uma pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) coloca o Piauí com o primeiro lugar no ranking nacional de eleitores analfabetos ou que sabem apenas ler e escrever, os chamados analfabetos funcionais. Quase 39% de um total de 2.299.633 de eleitores piauienses aptos a votar em outubro próximo estão nesta condição. 

Os dados são referentes ao perfil do eleitorado brasileiros para as eleições de 2012, tendo como base o mês março. Segundo o levantamento, só de analfabetos são pouco mais de 285 mil eleitores no Piauí. Já os piauienses que sabem apenas ler e escrever e que estão aptos a votar são quase 600 mil. O Estado mais próximo do Piauí é o vizinho Maranhão, onde 37,3% de seus eleitores são analfabetos ou sabem apenas ler e escrever.

O índice é preocupante, tendo em vista que esses eleitores mesmo sendo analfabetos são obrigados a votar, conforme a legislação eleitoral. “Podemos dizer que se encontra neste índice aqueles eleitores mais propícios a venderem seu voto, já que eles não se interessam ou pouco acompanha o dia-a-dia dos políticos”, pontuou Francisco Mesquita, cientista político e professor da UFPI, lembrando que a maioria desses eleitores analfabetos tem mais de 40 anos.

Para mostrar como o dado é alarmante, a pesquisa revela que somente 43.942 eleitores no Piauí têm ensino superior completo, ou seja, menos de 2% do eleitorado apto a votar. Esse índice é quase três vezes menor que o registrado no Rio Grande do Sul, por exemplo, que é o Estado brasileiro com o menor percentual de eleitores analfabetos ou que sabem apenas ler e escrever: 9,6% de um total de 8,1 milhões de eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário