segunda-feira, 9 de abril de 2012

Senado Federal treina servidores de câmaras municipais do Maranhão


O curso, com 14 horas-aula, visa apresentar as normas e técnicas de escrita oficial aos servidores do legislativo, durante os dias 11 a 12 do mês de abril.

O Programa Interlegis realiza Oficina de Redação Oficial em São Luís, dias 11 e 12 de abril, com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O curso, com 14
horas-aula, visa apresentar as normas e técnicas de escrita oficial aos servidores do legislativo.

A oficina propõe uma abordagem sobre: Conceitos, Requisitos, Formas de tratamento em correspondências, Vocativo, Endereçamento, Apresentação e Comentários sobre os modelos de
documentos oficiais (Ofício, Memorando, Aviso, Exposição de Motivos, Requerimento, Ata, Relatório, Mensagem, Indicação, Moção) e correspondência eletrônica (e-mail), além da Prática da Redação oficial em grupos e individual.

O evento será realizado na sede da Assembleia Legislativa, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, Calhau, São Luís. Para mais informações e inscrições, ligue: (61) 3303-3221.

O INTERLEGIS
O Programa Interlegis - uma parceria entre o Senado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, é considerado o maior programa de modernização e integração do Legislativo brasileiro, desde 1997. Suas ações são dirigidas às Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas, para a organização dos seus processos, capacitação de parlamentares e servidores e implantação de tecnologia. Assim, promove maior transparência e interação do Poder Legislativo, nos níveis federal, estadual e municipal, com a sociedade.

O Programa usa ferramentas como internet e videoconferência que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e o público, visando aumentar a participação da população. Também oferece vários produtos e serviços gratuitos como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e o Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP), além do Portal Modelo para internet e sua hospedagem, e da área de capacitação, com a realização de diversos cursos presenciais e a distância.

Depois de uma primeira fase, com capacitação, doação de equipamentos e programas de informática - mais de 4.300 Câmaras Municipais aderiram ao Programa e 3.544 receberam computador e impressora -, o Interlegis entrou em nova etapa. Investe em ações diretas que valorizam os recursos humanos e criam condições para que as casas aderidas desempenhem com eficiência e transparência as suas atividades.

Com isso, pretende implantar o modelo de modernização legislativa, tendo por base quatro segmentos integrados: tecnologia (nas áreas de informação, gestão e processo legislativo); capacitação de parlamentares e funcionários das casas legislativas; informação (gestão e difusão) e comunicação (relacionamento com a comunidade legislativa).

Etapas da modernização legislativa, com apoio do Interlegis:

1-Sensibilização e reunião com a casa legislativa;

2-Elaboração do diagnóstico;

3-Montagem do Plano Diretor de Modernização;

4-Elaboração do Projeto Executivo;

5-Implantação da infraestrutura tecnológica e legislativa;

6-Implantação de marcos jurídicos, comunicação e capacitação;

7-Implantação de mecanismos de integração legislativa;

8-Certificação das Casas Legislativas nos níveis de maturidade; e

9-Acompanhamento e medição de resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário